12.12.2017

Vikings | Conheça o verdadeiro significado e origem do “Bracelete Viking”.

(Imagem: divulgação/History)

Após o sucesso da série Vikings, muita gente começou a adquirir o bracelete que ficou famoso na série por ser um símbolo de lealdade, honra, e que você já tinha deixado de ser criança e se tornado um homem. O nome desse famoso “bracele viking” é torc, também chamado de torq ou torque, é um bracelete ou colar feito em metal torcido, geralmente quando alguém “vestia” a peça, ela não era mais retirada. Muitos acreditam que sua origem é da Era Viking, pois os antigos escandinavos recebiam um torc através de um ritual de honra e usavam para expôr seu posicionamento social.

Existem achados arqueológicos dos Citas, Ilírios, Trácios, Celtas e outros povos europeus da Idade de Ferro entre os séculos VIII e III a.C. Para os celtas, portar um torc de ouro era sinônimo de seu grande status de liberdade e poder. Com a imigração desse povo, o torc sumiu de sua história e reapareceu de forma muito popular entre os nórdicos da Era Viking. Os escandinavos costumavam fazer essas peças em prata, bronze e ferro, mas até hoje encontramos tesouros em ouro, como o recente achado na região leste de Ribe, na Dinamarca.

Os estudiosos acreditam que o uso do torc pelos escandinavos, foi da mesma forma que eles adotaram diversas características de arte e conhecimento do povo celta. Naquela época, com as navegações e explorações, era comum os vikings levarem para casa o que eles encontravam de melhor em outras terras e culturas. Podemos analisar tudo isso em achados arqueológicos como espadas, vestimentas, técnicas de artesanato e até mesmo nas representações de divindades e forma que eles enxergavam a espiritualidade e a vida após a morte.

Os celtas costumavam representar seus deuses utilizando torcs no pescoço, os segurando em suas mãos ou os usando como braceletes, outra característica muito comum nessas peças era a representação da natureza como divindade e as qualidades pessoais de quem usava através das cabeças de animais esculpidas. Talvez esses torcs são os mais comuns nos dias de hoje, graças as representações deles nos seriados com tema viking.

Até o século III a.C., os torcs usados como braceletes eram uma joia especificamente feminina, encontrada em enterros das mulheres celtas. Apenas depois do terceiro século antes de Cristo, o torc começou a ser usado também por homens como uma representação da sua honra como guerreiro.

E você, já tem o seu bracelete Vikings? Aproveite o frete grátis na Enchanted Fan, clique aqui.

Créditos: Drakkar Crafts

Daniel Alves

Admirador da cultura nórdica, super fã de séries, e admirador da cultura geek. "Poder é sempre perigoso. Atrai o pior e corrompe o melhor. Nunca pedi por poder. Poder só é dado para aqueles que estão dispostos a abrir mão de si por ele."

gostou da matéria? deixe um comentário!